Abril 29, 2024

QUAIS AS RAZÕES DO CLUBE PARA O ATRASO NO PAGAMENTO DE SALÁRIOS

 

A) Até Outubro de 2021, os salários de atletas, técnicos e funcionários administrativos do 1.° de Agosto eram processados directamente para as respectivas contas, por via da Direcção de Finanças do Estado Maior General, na qualidade de principal sponsor (patrocinador) do Clube e na condição de Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

Ao contrário dos clubes “civis”, o Clube Central das Forças Armadas obedece a uma disciplina orçamental e à hierarquia.

B) Sucede que neste período em que os atrasos estão a vir a público, o já referido principal patrocinador do Clube deixou de fazer o processamento salarial directamente para a conta dos atletas, técnicos e funcionários, como fazia até então; e reduziu a dotação mensal ao Clube para “duzentos milhões de kwanzas/mês”.

Se estão recordados, uma intervenção recente do Ministério das Finanças alterou o panorama financeiro do clube.

E esse citado valor é insuficiente para liquidar salários a toda a estrutura (atletas, treinadores, funcionários administrativos), bem como os restantes encargos operacionais do Clube, no dia-a-dia.

C) Em face dessa redução, cifrada acima de 70%, a verba disponibilizada ao Clube não permite cobrir integralmente todos os encargos citados no ponto anterior, relativamente às despesas mensais do Clube em todas as modalidades e administração.

Com aquele valor (AO 200.000.000,00), a Direcção do Clube adopta um pagamento faseado dos salários, ao mesmo tempo que reconhece os transtornos involuntariamente causados aos atletas, técnicos e funcionários, porém, é a solução para atender a todos, minimizando na generalidade o impacto sofrido.

D) Lembra-se que o Clube Primeiro de Agosto é um clube e emblema desportivo idóneo, com uma filosofia do desporto eclética, de resto único no país, a praticar em simultâneo 15 modalidades desportivas nos diferentes escalões de ambos os sexos, pelo que emprega um número elevado de quadros incluindo funcionários administrativos.

E) Igualmente, é de recordar que os orçamentos anteriores do Clube ascendiam, mensalmente, a 800 milhões de kwanzas, que correspondia à soma dos honorários devidos (salários) e que, como atrás se explicou, eram pagos aos destinatários, directamente, pela Direcção de Finanças do EMG, na sua qualidade de patrocinador. Assim, nunca os 800 milhões de kwanzas eram depositados nos cofres do clube, mas, sim, nas contas dos destinatários e, diretamente.

F) Algumas vozes externas ao clube são defensoras da ideia ou sugestão de que o Clube, para se adaptar ao novo orçamento (Duzentos Milhões de Kwanzas mensalmente), lance no DESEMPREGO um elevado número de funcionários e BAIXE SALÁRIOS, além de ENCERRAR modalidades desportivas, o que desportivamente seria ANIQUILAR o desenvolvimento desportivo do emblema; e administrativamente falando, em termos de gestão, ENTERRAR anos e verbas de investimento no engrandecimento da instituição em termos desportivos. Não obstante a dramática receita, pelo humanismo que a situação envolve, a Direcção do Clube prefere sacrificar a todos um pouco, sem ter de sacrificar nada, nem a ninguém, desportivamente falando.

Encarar o desafio sem sacrificar a ninguém parece ser a postura humanista e sensata mais desejável. Até afundarmos juntos, mas todos!

G) É importante realçar que os constrangimentos, que o clube vem enfrentando, referem-se EXCLUSIVAMENTE a pagamento de salários dos atletas, técnicos e funcionários administrativos.

H) As obras da Cidade Desportiva do Clube Primeiro de Agosto continuam a decorrer normalmente porque os valores da quotização do Clube é que sustentam as infraestruturas, como é o caso Cidade Desportiva construída de raiz e outras obras do Clube.

I) A Direcção do Clube continua a envidar esforços, junto do Patrocinador principal, para alcançar uma reversão do presente quadro, com a maior brevidade possível.

 

DCI- Todos falam de nós, mas a verdade você confirma aqui...

 

D’AGOSTO FORÇA!

 

D’AGOSTO FORÇA!

Avalie este item
(0 votos)
Última modificação em Segunda, 12 Junho 2023 22:17