Ricard Casas 

O espanhol Ricard Casas é o novo treinador da equipa sénior de basquetebol masculino do 1º de Agosto. Nascido em 12 de Setembro de 1962 (52 anos), em Manresa, o técnico chega a Luanda amanhã para assinar um contrato válido por uma temporada.

Treinador de créditos firmados em Espanha, onde treinava o CB Valladolid da ACB de Espanha, Ricard Casas, apresenta um currículo revelador das suas qualidades. Iniciou a carreira de treinador como adjunto e preparador físico no TDK Manresa em 1988. No ano seguinte, tornou-se num dos mais novos treinadores no basquetebol espanhol ao substituir Flor Melendez no comando técnico do TDK Manresa onde se manteve até 2005.

Seguiu depois para o Pamesa Valência, onde esteve duas épocas, transferindo-se em 2007 para o Vive Menorca, equipa que orientou durante três temporadas até chegar a Valladolid. Já em 2015 tem a sua primeira esperiência no estrangeiro ao orientar o Toros de Aragua, na liga de basquetebol da Vanezuela. A equipa tinha um registo de 4 vitórias e 11 derrotas à sua chegada e sob sua orientaçao conseguiu 13 vitórias e apenas 8 derrotas.

Foi campeão europeu enquanto adjunto do selecionador espanhol no Europeu de 2011, medalha de prata com a seleção de sub 20 de Espanha no Europeu de 2002, campeão da LEB Oro com o Manresa em 2002, campeão da liga regular da LEB Plata em 2001, com o CB Tarragona, medalha de prata nos Jogos Mediterrânicos com a seleção espanhola em 1999 e campeão desta competição em 1997.

Ricard Casas tem larga experiência no trabalho com jovens atletas tendo sido responsável pelos escalões jovens do Basquet Manresa durante oito anos. Foi selecionador da seleção espanhola de sub 20, na qualificação e na fase final do Europeu da categoria em 2001/2003, tendo liderado também a equipa nacional de Espanha de sub 18 no Europeu da categoria em 2010.

Foi eleito treinador do ano pela Federação Espanhola de Basquetebol em 2002, distinção que também mereceu por parte da Associação Catalã de Treinadores de Basquetebol em 2001 e 2010.

O internacional espanhol, Marc Gasol, jogador do Memphis Grizzlies, titular do jogo All Star 2015 não esconde a sua admiração pelo trabalho de Ricard Casas:

“Compreendi o que necessitava enquanto jogador profissional graças a Ricard Casas. Pôs-me em forma e mudou a minha mentalidade. Foi exigente e duro no melhor dos sentidos. Teve uma grande influência na minha carreira!”

Ricard Casas foi professor e palestrante oficial da Federação Espanhola de Basquetebol durante mais de dez anos e abraça agora o projecto de devolver as vitórias ao basquetebol do 1º de Agosto!